Principal‎ > ‎

Didática

Da articulação entre o conjunto de determinações do objeto e do sujeito do conhecimento é gerado um terceiro conjunto, aquele ao qual podemos nos referir como "conjunto de determinações didáticas", ou simplesmente "determinações didáticas". Na epistemologia - a fim de produzir um saber que aspire à universalidade e necessidade - o sujeito é reduzido a seus recursos mínimos, a um sujeito ideal espistemológico (como o sujeito transcendental kantiano) vazio de recursos culturais. Retirada a parte conjuntural do sujeito, a estratégia didática é desenhada a partir da estrutura do sujeito. Assim podemos, em tese, "forçar" o indivíduo a admitir uma idéia em detrimento de outras.

Há, porém, razões para que essa meta-estratégia didática se mantenha confinada na vida teórica e apareça apenas timidamente na pragmática. Na prática, o sujeito tem muito mais recursos que o sujeito ideal epistemológico o que torna negligenciável o rigor e complexidade extremadas da epistemologia relativamente a certos fins. Também vale lembrar que não há consenso na filosofia ou epistemologia sobre quais são os recursos básicos do sujeito, qual sua exata dinâmica e como lidar com ela proveitosamente. Sendo assim, aprofundar indefinidamente o rigor conceitual além de anti-producente falharia em "mover" o estudante para uma situação melhor do que a inicial no que tange a finalidade específica do material didático (que nesse caso não é a filosofia).

Presumindo, em vez disso, um sujeito versado nas habilidades normais da vida social e cultural podemos suprir mais eficazmente as necessidades espicíficas do sujeito em relação ao tema proposto em vez de "reconstruí-lo" como sujeito presumido antes de chegar ao tema relevante. O sujeito não precisa estar ciente de suas funções cognitivas ou do detalhamento absoluto do tema. Ele é bastante capaz de inferir o saber a partir de sua breve explanação.

didática é aqui tratada como a estratégia definida sobre as determinações de um sujeito presumido e de um objeto presumido a fim de tornar o primeiro ciente das propriedades, atributos e relações notáveis no que respeita ao segundo.

Em suma, o discurso com o qual que hei de apresentar o conteúdo disciplinar nos tutoriais online é pragmático em vez de epistemológico por razões legítimas. A estratégia didática geral que se tem empiricamente mostrado interessante em aplicações pessoais é a integração entre a abordagem intuitiva e técnica bem como a oscilação entre a abordagem top-down e bottom-up. Sobre essa estratégia geral é montada uma mais particular envolvendo as necessidades específicas do tema.

Comments